quarta-feira, 28 de março de 2012

Um curto diálogo

   
      Audri era um jovem britânico, que gostava de caminhar entre os bosques floridos de Liverpool. Curtia os Beatles e os Rolling Stones, bandas famosas até hoje. Bonito e de média estatura, não era forte, mas tinha um charme impecável. Cabelo loiro e olhos claros, chamava atenção de muitas garotas. Não todas, mas muitas. Gostava de shows e de bebedeiras, e também fumava. As pessoas que andavam com ele eram iguais a ele, mas diferentes do resto. A mãe morrera há dois anos, câncer pulmonar. O pai não assumir, fugira um mês antes de ele nascer. Desde a morte da mãe ele vem arrumando trampos por aí e também recebe uma ajuda do tio. Ajuda essa que paga sua casa e suas bebedeiras. Tinha o quarto rodeado de vinis clássicos.
      Um dia, enquanto fumava na praça, um senhor de chapéu e sobretudo sentou no mesmo banco que ele e tirou um saco de um dos bolsos. Jogava pedaços de pão pros pombos que ali estavam.
      - Sua mãe não te disse que fumar não é bom pra saúde? - disse o velho.
      Audri olhou de lado e disse:
      - Minha mãe quem me ensinou a fumar, senhor.
      O velho, depois de uma risadinha, disse:
      - Eu nunca fumei na vida.
      - Foi porque sua mãe não te ensinou, senhor. - disse o jovem - Minha mãe dizia que quando as mães ensinam, os filhos nunca esquecem.
      Olhando distante, o velho perguntou:
      - Onde está sua mãe, meu jovem?
      - Morreu há dois anos, senhor, - disse o garoto, rindo amarelo - câncer no pulmão. E a sua, senhor?
      - Morreu há dez. Ataque cardíaco. E o seu pai, onde está?
      -Não tive pai.
      O garoto, terminando o cigarro, levantou e pegou uma rosa.
      - Senhor, pegue e cuide dessa rosa. - entregando-a ao velho - Daqui a dois anos, quando eu morrer, quero que o senhor coloque essa, e somente essa rosa, dentro do meu caixão.
      - Como assim filho? É mais fácil eu morrer antes que você nesses dois anos. - disse o velho.
      - Não, senhor, - falou o jovem, sorrindo - o senhor não vai morrer primeiro.
      - E como podes ter tanta certeza? - disse o velho, abismado com o que dizia aquele jovem.
      - É porque, senhor, - fez uma pausa - sua mãe nunca te ensinou a fumar.
      Dizendo isso, Audri pegou outro cigarro e o acendeu, enquanto caminhava, seguindo seu caminho. O velho ficou encantado com as palavras do jovem. Pegou seu saco de pão, que tinha caído, levantou e foi para casa, cuidar da pequena rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário